Secretaria de Assistência Social.
CRAS (Centro de Referência de Assistência Social),é vinculado a Prefeitura Municipal de Nova Guarita, com gestão na Secretaria Municipal de Assistência Social, para realização das políticas públicas junto com as demais secretarias, que além da rotina diária de acolhimento, orientação e encaminhamento, a instituição também presta atendimento, através de programas e projetos, com características próprias de demanda. Capacidade de atendimento de referência para 2500 famílias referenciadas pela/ (NOB-SUAS).
A Assistência Social se organiza por níveis de proteção. Proteção Social Básica, com caráter preventivo, e a Proteção Social Especial na Gestão que é acionada quando há situações de risco e/ou violações de direitos.
Nova Guarita por ser tratar de uma cidade de pequeno porte I, com somente atendimento de CRAS, uma equipe de PSE na gestão, destina a atender as demandas desse serviço.
Assim, a Proteção Social Especial (PSE) é caracterizada por um conjunto de serviços, projetos, programas que objetivam a reconstrução de vínculos comunitários e familiares, bem como a defesa dos direitos sociais, fortalecimento de potencialidades e aquisições, e a proteção integral das famílias e dos indivíduos no enfrentamento das diversas situações de violação de direitos e negligências.
Secretária: Gabryela Kuffel Zarth
Secretária Municipal de Assistência Social
Telefone: (66) 3574-1468
Fone CRAS:(66) 3574-1084
WhatsApp Bolsa Família: (66) 98427-0322
Email:assistenciasocial@novaguarita.mt.gov.br
Ganha Tempo:
Endereço: Av. dos migrantes travessa 02 nº 32.
Horário de Atendimento:
Segunda á Sexta-Feira:7h às 11h./13h ás 17h.
Deixe sua Sugestão: Clique Aqui.
O que é o serviço?
Unidade pública responsável pelo atendimento a indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade e/ou risco social, neles são ofertados os serviços de: PAIF- Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família, SCFV - Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Serviço de Proteção Social Básica no domicilio para pessoas com deficiência e idosas.
Os principais trabalho sociais são: Acolhida, visita domiciliar, orientações e encaminhamentos, trabalhos em grupos, acompanhamento familiar, promoção ao acesso à documentação pessoal, desenvolvimento do convívio familiar e comunitário, cadastramento socioeconômico, elaboração de relatório e/ou prontuários, busca ativa, campanhas socioeducativas, informação, comunicação e defesa de direitos, mobilização para cidadania, inserção na rede de serviços sócio assistenciais e demais políticas públicas, entre outros.
Serviço de Proteção Social Básica
Os serviços de proteção social básica são aqueles que potencializam a família como unidade de referência, fortalecendo seus vínculos internos e externos de solidariedade, por meio do protagonismo de seus membros e da oferta de um conjunto de serviços locais que visam à convivência, socialização e ao acolhimento, em famílias cujos vínculos familiares e comunitários não foram rompidos. Destinam-se à população que vive em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, privações (ausência de renda, precário ou nulo acesso aos serviços públicos) e/ou fragilização de vínculos afetivos, relacionais e de pertencimento social descritos no diagnóstico social.
Programas/ Projetos:
Serviços Ofertados;
- Serviço de Atendimento Psicossocial;
- Grupo de Convivência para a Pessoa Idosa;
- Benefícios Eventuais;
- Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos;
- Serviço de Proteção e Atendimento Integral as Famílias
- Vulnerabilidade Temporária
- Auxílio Natalidade;
- Auxílio Funeral;
- Calamidade Pública
- Isenção de taxas em concursos públicos
- Isenção da Taxa de IPTU (Idoso)
- Isenção da taxa de Coleta de Lixo(Idoso)
Programas Federais
- Benefício de Prestação Continuada - BPC;
- Auxílio Brasil
- Carteira do Idoso
- Tarifa Social de Energia Elétrica
Programas Estaduais
- Programa SER Família
Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF)- Esse serviço tem como objetivo apoiar as famílias, prevenindo a ruptura de laços, promovendo o acesso a direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida. Consiste no trabalho social com famílias, de serviço continuado, com a finalidade apoiar e fortalecer os vínculos familiares e comunitários, por meio de ações de caráter preventivo, protetivo e proativo das famílias. As principais ações do PAIF podem ser de intervenção individual e/ou coletivo, são: acolhida, estudo social, visitas domiciliares, acompanhamento familiar, as oficinas com famílias, as ações comunitárias, as ações particularizadas e os encaminhamentos necessários.
Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV)- é um serviço da Proteção Social Básica do SUAS que é ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF).
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) realiza atendimentos em grupo. São atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras, de acordo com a idade dos usuários.
É uma forma de intervenção social planejada que cria situações desafiadoras, estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiar.
Grupos Ativos;
- Idosos (Grupo Conviver)
- Idosos (Melhor Idade Ativa)
- Crianças e adolescentes de 6 a 17 anos
- Crianças de 0 a 6 anos
Proteção Social Especial na Gestão
É a modalidade de atendimento assistencial destinada a famílias e indivíduos que se encontram em situação de risco pessoal e social por ocorrência de abandono, maus tratos físicos e/ou psíquicos, abuso sexual, uso de substâncias psicoativas, cumprimento de medidas sócio-educativas, situação de rua, situação trabalho infantil, entre outras.
São situações que requerem acompanhamento individual e maior flexibilidade nas soluções protetivas, comportam encaminhamentos monitorados, apoios e processos que assegurem qualidade na atenção protetiva e efetividade na reinserção almejada.
Os serviços de proteção especial têm estreita interface com o sistema de garantia de direitos, exigindo muitas vezes uma gestão mais complexa e compartilhada com o Poder Judiciário, Ministério Público e outros órgãos e ações do Executivo.
Proteção Social Especial de Média Complexidade
Atendimentos às famílias e indivíduos com seus direitos violados, mas cujos vínculos familiares não foram rompidos. Requerem maior estruturação técnico-operacional e atenção especializada e individualizada com um acompanhamento sistemático e monitorado, tais como:
- Serviço de orientação e apoio sócio familiar;
- Plantão social;
- Abordagem de rua;
- Cuidado domiciliar;
- Serviço de habilitação e reabilitação na comunidade das pessoas com deficiência;
- Medidas socioeducativas em meio-aberto (PSC e LA).
Proteção Social Especial de Alta Complexidade
Garantem proteção integral – moradia, alimentação, higienização e trabalho protegido para famílias e indivíduos que se encontram sem referência e, ou, em situação de ameaça, necessitando ser retirados de seu núcleo familiar e, ou, comunitário, tais como:
- Atendimento Integral Institucional;
- Casa Lar;
- República;
- Casa de Passagem;
- Albergue;
- Família Substituta;
- Família Acolhedora;
- Medidas socioeducativas restritivas e privativas de liberdade (semi-liberdade, internação provisória e sentenciada);
- Trabalho protegido.
Dúvidas
Secretaria de Assistência Social